”Mamãe, quero mais Páscoas como essa. E nem precisa chocolate!”

Padrão

A Páscoa é o dia em que se presenteiam ”ovos de Páscoa” como símbolo de fertilidade, esperança e renascimento. Para quem adora chocolates, uma delícia! Para as crianças, uma festa!

Pudemos curtir nossa Páscoa em uma chácara de amigos queridos nos arredores de São Bento do Sul, uma cidade de colonização alemã e austríaca que fica no Planalto Norte de Santa Catarina. Lá se colhe o pinhão, que é a semente comestível da araucária.

Uma floresta de pinheiros em volta da chácara foi o cenário para que o coelho da Páscoa deixasse o seu rastro com moedas de chocolate e bombons, assustasse as galinhas (Rs) e escondesse as cestinhas com os ovos de chocolate. E as crianças de olhos arregalados!

Nesta região há uma tradição muito linda, que teve origem ainda na Idade Média, quando os ovos de Páscoa, que eram de galinha e de pato, eram presenteados às crianças durante as celebrações.

Com o tempo, para conservar os ovos frescos, as famílias aplicavam uma fina camada de cera líquida. E mais tarde esse hábito transformou-se no costume de colorir, pintar e decorar os ovos para dar de presente ou enfeitar árvores tiradas do jardim.

A (r)evolução desta história se dá quando as pessoas começam a rechear estes ovos com chocolate para presentear pessoas queridas! hmmm

Agora, tem coisa melhor do que unir toda essa brincadeira de Páscoa à natureza? Tem coisa melhor do que ouvir de uma filha essa frase: ”Mamãe, quero mais Páscoas como essa. E nem precisa chocolate!”?

Em contato com a natureza, as crianças desenvolvem o senso de observação espacial, percebem os seres vivos em seus diferentes estágios, entendem de onde vem o que a gente come.

E as lembranças?! Essas ficam para a vida toda!!

Obrigada pessoal de São Bento do Sul! Adoramos a Páscoa!

* Este post também foi publicado em:

Floripinhas Agenda Cultural Infantil

 

Anúncios

»

  1. Pingback: De São Bento do Sul à Piên | emanar por aí!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s