De São Bento do Sul à Piên: um novo olhar sob um lugar que já visitamos

Padrão

Sempre que viajamos buscamos experiências novas em lugares novos. Mas podemos também buscar experiências novas em lugares que já visitamos… E foi o que nos aconteceu nesta última viagem!

Voltamos à São Bento do Sul, em Santa Catarina. A primeira vez foi na Páscoa, que foi realmente encantadora. Vivemos a particularidade de uma cultura local em um momento tão esperado do ano pelas crianças.

E desta vez, com um olhar diferente, vivemos a riquíssima gastronomia baseada em alimentos cultivados na região, regada à música regional e muitos dizeres populares.

Nossa paragem* foi em Piên, município de colonização portuguesa, há cerca de 20 Km de distância, já no Estado do Paraná. Em Piên se produz madeira, cereais e erva-mate, para o preparo do famoso chimarrão… Sim, no Brasil toma-se muito chimarrão desde o Paraná até o Rio Grande do Sul!

O clima nas duas cidades é de fazenda, com floresta de araucária e rios. Andamos à cavalo, charrete, pedalinho, as crianças interagiram com os animais… Ufa, quanta atividade física! Ah! Também colhemos pinhão e assamos no fogo de chão, que estava preparando o tão esperado churrasco! A carne fica assando por longas seis horas…

Estávamos em uma festa de aniversário e conversando com o pessoal de lá, contamos que havíamos estado ali há pouco tempo e ouvimos com graça a frase em sotaque cantado: ”Mas esse povo não tem parança*!” 🙂

Em Santa Catarina é assim, podemos chegar rapidamente em lugares de culturas tão lindas e diferentes das nossas. Sem igual experimentar viver como o povo local, rir junto e participar… mesmo que seja por apenas dois dias!

Até breve! 🙂

*paragem: local onde é feita uma parada durante um percurso

*não tem parança: não pára nunca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s