Educação ambiental: aprender brincando, para uma vida mais sustentável

Padrão

Como nem todo final de semana é possível viajar, procuramos passeios bacanas perto de casa, para distrair as crianças e gastar suas energias e, porque não, aprender algo que levarão para suas vidas.

Nosso passeio foi no Projeto TAMAR, que fica na Barra da Lagoa, em Florianópolis/SC. Foi um dos passeios que listamos neste post, e que desta vez fomos tirar a prova… E valeu a pena, adoramos! 🙂

IMG_2168

Projeto TAMAR – Florianópolis/SC

O Centro de Visitantes do  Projeto TAMAR auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores.

Fizemos uma visita guiada e pudemos ver nos tanques de observação quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil. A quinta espécie é a tartaruga gigante, que é realmente grande e segundo a instrutora não há espécimes em cativeiro, é encontrada apenas no mar.

O trabalho de educação ambiental é super importante, pois favorece, entre outras coisas, a construção de valores sociais essenciais à qualidade de vida e à sustentabilidade do meio ambiente. É feito de forma lúdica para adultos e crianças que podem ver na prática um pouco do que acontece nesse mundão que é o mar.

E além do mais, é muito legal brincar enquanto aprende…

A educação ambiental é tão importante que desde 1999 o termo é regido por uma lei, a Lei nº 9795/1999, que trata da Política Nacional de Educação Ambiental. No site o Ministério do Meio Ambiente (MMA) podemos ver alguns dos seus conceitos.

A nossa visita foi no Projeto TAMAR de Floripa, veja como chegar, mas tem outros tantos espalhados pela costa brasileira, busque o que está mais próximo de você e vá até lá!

Sabe o que também foi muito bacana? Depois da nossa visita, fomos à praia!! Andamos alguns poucos metros, tomamos um caldo de cana geladinho e tchibum!! Naquele calor, foi incrível!!!

 

Uma resposta »

  1. Pingback: 5 passeios bacanas pra você fazer em Floripa! | Leve na bagagem

Deixe um comentário