Nós e as crianças em Inhotim – parte 2

Padrão

PARTE 1 e PARTE 2

Nossa viagem à Inhotim foi tão rica, que dividimos o post em “parte 1” e “parte 2”. Essa experiência aconteceu em apenas um dia de visitação ao Instituto. Chegamos no parque bem cedo, no horário de abertura, às 9h30 e só saímos quando fechou.

Aproveitamos muito, hora no tempo das crianças, hora no nosso tempo. É claro que as meninas queriam sempre as obram em que elas podiam interagir, tocar, experimentar…:)

Na “parte 1” falamos sobre o nosso itinerário, como chegar, hospedagem, características de Inhotim e contamos sobre algumas instalações que visitamos.

E agora, na “parte 2”, vamos continuar contando sobre outras obras que visitamos que foram tão especiais quanto as primeiras. Então lá vai…

As crianças ficaram fascinadas com “as bolas espelhadas” boiando sobre um espelho d’água, misturadas à vegetação. Era Narcissus Garden, obra de Yayoi Kusama, formada por bolas de aço inoxidável que formam um “tapete cinético”, segundo a artista, que mudam de forma de acordo com o vento e refletem a paisagem e as pessoas. Como essa é uma nova edição da obra, sugerimos que você conheça a história da primeira edição. É realmente uma artista de grande sensibilidade.

DSC02239

“Narcissus Garden”, de Yayoi Kusama (1966) – Instituto Inhotim – Brasil

Então, em nossa caminhada passamos por essa árvore surpreendente… “A árvore tá voando, olha, mãe, pai!” Na verdade, Elevazione é uma grande árvore de metal e está presa ao chão por pés de aço. As árvores a sua volta, com tempo irão crescer como se à sustentassem. Mas parece mesmo que está voando… Rsrs

DSC02205

Beto e a “Elevazione”, do artista italiano Giuseppe Penone (2000)

E quando menos esperávamos, estávamos num labirinto de plantas como num conto de fadas! Era Vegetation Room Inhotim, de Cristina Iglesias, uma obra que mistura arquitetura e escultura e desafia nosso senso de localização e pertencimento. O seu exterior dá uma sensação de ilusão ou amplitude (não sei ao certo), uma caixa de espelhos refletindo a mata atlântica pode por vezes nos confundir… fascinante!

DSC02210

“Vegetation Room Inhotim”, de Cristina Iglesias (2010 – 2012)

DSC02209

Vista externa “Vegetation Room Inhotim” – Quem vem lá…

Você já visitou Inhotim? Conheceu algumas dessas obras? Conte pra gente como foi!!

E o bacana depois desse dia incrível – não me canso de dizer que Inhotim é incrível – é sair de lá depois que os portões se fecham e ainda poder curtir um passeio à cavalo no nosso hotel fazenda…

DSC02250

Hotel Fazenda Horizonte Belo – Brumadinho – MG/Brasil

DSC02252

Vista do hotel fazenda… cidade linda!

Anúncios

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s