Visita ao MON – Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Padrão

Visitar museus e exposições está entre as nossas programações com as crianças quando viajamos. Elas já estão bastante acostumadas. Sabem que não devemos tocar em nada, a não ser em obras interativas, sabem que podemos tentar entender a ideia que o artista quis transmitir e que na placa próximo à obra têm as informações que respondem algumas de nossas perguntas… Ah, e já ficam contando com o lanche depois do passeio. Rsrs

Aproveitamos o final de semana prolongado e partimos de carro de Florianópolis para aproveitar a capital paranaense. Temos parentes que moram em São José dos Pinhais, cidade vizinha, distante cerca de 15 Km de Curitiba. Fomos prestigiar o aniversário do nosso sobrinho.

Saindo de Florianópolis, logo após a ponte já podemos avistar as primeiras placas que indicam Curitiba. Pegamos a BR 101 e “seguimos reto toda vida”, passando por 4 pedágios (total gasto R$9,20) e depois de cerca de 3h, chegamos!

Beto e a tradicional parada na estrada para um pastel com caldo de cana

O primeiro dia foi de festa em torno da churrasqueira. No fogo, uma bela costela envolta em 4Kg de sal! Maravilhosa (tente fazer isso em casa)! O sol lá fora, mas muito frio pros nossos gostos, em torno de 17 graus – calor só o humano mesmo. Enfim, curtimos o dia em família!

Costela envolta em sal – muito bom!

No outro dia programamos uma visita ao Museu do Olho, como é conhecido devido a sua estrutura de concreto e vidro nesse formato. Dia chuvoso, sensação de mais frio ainda… nada de ficar em casa, pois era o dia perfeito para um passeio ao museu.

MON – Museu Oscar Niemeyer

Construção linda e interessante! O edifício foi projetado em 1967, pelo próprio Oscar Niemeyer, para ser sede de órgãos do governo. Somente em 2002 foi denominado Novo Museu, sendo reformado e adaptado para tal função, recebe o anexo que lembra um olho, também de Niemeyer. Posteriormente, em julho de 2003, é reinaugurado como Museu Oscar Niemeyer.

Além dos espaços de exposições, há o Centro de Documentação e Referência, com publicações e periódicos para pesquisa, o setor de Reserva Técnica e o Laboratório de Conservação e Restauro, onde as obras são armazenadas seguindo normas internacionais, o auditório com capacidade para 340 pessoas. onde costumam acontecer apresentações musicais e ainda um salão de eventos com capacidade para 500 pessoas.

Para os adeptos dos passeios ao ar livre, soubemos que na área externa, com grandes extensões de grama, é possível levar até animais de estimação. Mas como nesse dia chovia muito, as crianças correram e brincaram no vão livre mesmo…

Chegada ao “Museu do Olho” – Curitiba

Museu do Olho ou Museu Oscar Niemeyer (MON) – Curitiba

Vão livre do MON – segundo maior do Brasil!

Elisa fazendo pose e frente ao painel de Oscar Niemeyer

O museu está localizado no Centro Cívico. Como estávamos de carro e com parentes que conhecem a região, nosso esforço foi pouco para chegar até o MON. Mas há opções como ir de táxi ou pegar o ônibus da Linha de Turismo. Ou ainda optar por uma das linhas de ônibus com pontos de parada próximo ao MON. Você pode ver neste link os detalhes de COMO CHEGAR AO MON.

Faça também uma VISITA VIRTUAL 3D!

Uma vez na recepção, enquanto aguardamos na fila observamos a MON Loja, com produtos do museu, e o MON Café . Vai bem um cafezinho nesse frio de Curitiba.

INGRESSOS E FUNCIONAMENTO

O MON abre de terça-feira a domingo, de 10h às 18h. Toda quinta-feira o museu fica aberto até às 20h e com entrada gratuita entre às 18h e 20h.

Os ingressos são vendidos até as 17h30, custam R$12,00 a inteira e R$6,00 a meia para estudantes e professores com identificação e também para quem tem a carteira de doador de sangue.

Entrada gratuita: para menores de 12 anos, maiores de 60 e grupos pré-agendados de estudantes de escolas públicas. E todo primeiro domingo do mês!

Fila para comprar o ingresso… grandinha, mas rápida 🙂

ACERVO

Há obras de arte contemporânea e mostras temporárias que abrangem artes visuais, arquitetura e urbanismo e design. Uma das primeiras exposições que vimos foi a que conta sobre a vida e a obra de Oscar Niemeyer. Mas há principalmente obras de artistas paranaenses e outros artistas bastante conhecidos.

Visitas à museus são muito bacanas e também bastante cansativas. Mas o mais legal é poder visitar esses espaços toda vez que visitamos a cidade (qualquer cidade) e poder apreciar obras diferentes.

Nessa visita, nos surpreendemos ao saber que lá estão expostas algumas das obras apreendidas na “operação Lava Jato” e que estão sob a guarda do MON. Bateu aquela curiosidade… rsrs

Visão geral de dentro do olho, observe o formato do teto

Obra de Isidro Blasco, Espanha (1962)

As crianças conhecendo Niemeyer

Maquete da Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Aparecida, de Brasília

Pátio das Esculturas (MON)

MON Loja

MON Café

Imagem15

Arquitetura e design do edifício do MON

Para informações e deixar seus pertences enquanto passeia…

Visão geral de dentro do olho, exposições

Acervo Museu Oscar Niemeyer

Detalhe do teto, feio com milhares de plaquinhas de alumínio

Adoramos a visita ao MON, é um ótimo passeio com as crianças, é possível fazer piquenique, correr para todo lado e provocar a imaginação e até mesmo o senso crítico.  Elas adoram!

No outro dia, dia de voltar para casa, ainda aquela chuva!  Seguimos seguros! ❤