Bate e volta à Rancho Queimado – Festa do Morango

Padrão

Final de semana chegando, soubemos que aconteceria a Festa do Morango em Rancho Queimado, distante 65 Km de Floripa/SC, e resolvemos dar um pulo até lá para conferir, afinal uma festa de morangos soa tentador… só imaginando as delícias… rs

Naquela pesquisa prévia para chegarmos à cidade, descobrimos que a festa do morango de Rancho Queimado acontece no Parque dos Morangos, em Taquaras, município vizinho e menos conhecido. Mas como é uma região rural com grandes áreas verdes quase não percebemos a mudança de cidade.

festamorango1

Parque dos Morangos – Foto: Associação Comunitária de Taquaras

A Festa do Morango é uma festa típica como tantas outras que acontecem ao longo do ano em Santa Catarina. Estas festas acontecem para celebrar a cultura dos colonizadores, a gastronomia e a produção agropecuária local, e também como forma de diminuir o êxodo rural.

festamorango02

Morangos pela estrada, sinal que estamos chegando!

festamorango03

Para nós que vivemos em cidades mais urbanizadas é um mergulho em diversidade cultural. E para as crianças uma oportunidade de curtir a liberdade que já não existe mais lá na cidade. E tem todo o aprendizado, pois muda a paisagem, que é cheia de montanhas e florestas densas de mata atlântica (como a professora da escola ensina em Geografia), a arquitetura também é bastante diferenciada, o jeito de falar, as fazendas de morangos (onde são produzidos os alimentos, como aprendem em História), as comidas diferentes… para as crianças isso tudo é um rico aprendizado e um desafio também!

Mas em se tratando de uma festa de morangos nem é tão difícil assim. Além de experimentarmos o morango durante a refeição, como se comêssemos um tomate, experimentamos espetinho de morango coberto com chocolate, morangos com suspiro, bombons de morango, geleia de morango, torta de morango… e de quebra levamos algumas caixas de morangos para casa. Teve até concurso da “Caixa de Morango Mais Bonita”! 🙂

Lá perto de casa podemos comprar morangos na feira ou no supermercado, mas aquele morango que experimentamos direto com o produtor, ao lado das fazendas de morangos, logo depois de andar a cavalo, é bem mais gostoso!

festamorango04

Concurso “Caixa de morango mais bonita” – Rancho Queimado e Taquaras/SC

festamorango05

Arquitetura… e vai passando um senhor ali… rs

festamorango6

Espetinhos, bombons, copinhos… hmmm

festamorango09

Produção de morangos – Taquaras/SC

festamorango07

Passeio à cavalo na Festa do Morango – Rancho Queimado e Taquaras/SC

festamorango08

Passeio à cavalo na Festa do Morango – Rancho Queimado e Taquaras/SC

festamorango10

Foto com a madrinha… xiiiis!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s