Construindo um Diário de Bordo

Padrão

Em mais uma experiência nova, levamos nossas miúdas para participarem de uma oficina promovida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC) de Florianópolis e aprenderem a construir um diário de bordo.

A oficina se chama Oficina Infantojuvenil Diário de Bordo, teve como mediadora a arte educadora Fernanda do Canto, que orientou as crianças a criar histórias a partir das imagens de fotografias da exposição #PorAí, de Bruno Ropelato, em exibição no CIC.

Apenas para relembrar, um diário de bordo é todo o registro dos acontecimentos de uma viagem, incluindo impressões e expressões do viajante e até imagens. É também, uma oportunidade de as crianças (nesse caso) junto com os adultos relembrarem as atividades do dia e observarem quais foram seus aprendizados e ainda identificar suas preferências, seus sentimentos em determinadas ocasiões, aprendendo a pontuar dicas pessoais – o que favorece o auto conhecimento, um aprendizado e tanto!

Antes de circularem pela exposição, a Marina contou que todos fizeram uma roda e realizaram alguns movimentos de alongamento. “Não entendi muito bem pra quê, mas tudo bem…”, diz ela sorrindo. Então, seguiram observando as imagens distribuídas em estruturas com lâmpadas acesas, por isso os óculos escuros.

Depois, foram para a “caixa de ideias”, mexeram e remexeram nas imagens sobre a mesa (cópias das imagens da exposição) e a mediadora orientou as crianças a criarem narrativas sobre os lugares fotografados, escritas e gravadas em áudio, organizando as imagens e acrescentando suas próprias opiniões sobre elas.

Imagem 2

Instalação fotográfica inclusiva – #PorAí, Bruno Ropelato

Imagem 3

Instalação fotográfica inclusiva – #PorAí, Bruno Ropelato

Imagem 4

 

Imagem 1

Caixa de ideias, local da oficina

Imagem 6

Imagens para mexer e remexer

As crianças saíram de lá super animadas, contando tudo o que fizeram. O resultado desta oficina será um livro digital com as histórias criadas por elas. Mais uma lembrança e aprendizado em nossas bagagens! Bacana, né?

Vejam mais algumas imagens da Oficina Diário de Bordo…

CP_050317_0005_IMG_0082

Trocando ideias – Foto: Carlos Pontalti

CP_050317_0072_IMG_0378

Mexendo e remexendo nas imagens – Foto: Carlos Pontalti

CP_050317_0063_IMG_0338

Marina e Natália compenetradas… rs – Foto: Carlos Pontalti

CP_050317_0070_IMG_0368

Construindo um diário de bordo – Foto: Carlos Pontalti

CP_050317_0029_IMG_0234

Construindo um diário de bordo – Foto: Carlos Pontalti

🙂

Anúncios

Sobre Elisa Moreira

Ama viajar, passear, banho de mar, praticar esportes, experimentar novos temperos, chegar num lugar novo e sair andando pela rua. Turismóloga, de Floripa, mãe da Marina e da Natália. Viaja junto com a família, para longe ou bem pertinho, sempre em busca de novas experiências.

»

  1. Muito interessante! As crianças terem uma oportunidade de aprender a registrar experiências, seja em viagens propriamrnte ditas ou qualquer evento significativo da qual elas participem. É um estímulo e tanto. Gostei!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s